Avaliaçãohttp://cnaq.ac.mz/index.php/avaliacao2025-09-04T09:35:08+00:00ISETJoomla! - Open Source Content ManagementAcreditação2019-09-09T13:11:19+00:002019-09-09T13:11:19+00:00http://cnaq.ac.mz/index.php/avaliacao/acreditacaoSuper User<p>É o culminar do processo de avaliação externa que consiste na certificação pelo órgào implementador e supervisor do SINAQES, da qualidade de uma instituição do ensino superior ou dos seus cursos e programas.</p>
<p><strong>Tem por objectivos:</strong></p>
<p>Oficializar e tornar público o estado da qualidade de uma instituição de ensino superior, curso e/ou programa tal como foi apurado por uma avaliaçào externa mandatada com esse fim;<br />Fornecer bases independentes e objectivas para o estabelecimento de uma sã concorrência entre instituições de ensino superior e entre cursos e/ou programas por estas conduzidos;<br />Contribuir para a identificação de uma base de critérios de apoio estatal ou privado às instituições de ensino superior, cursos e/ou programas por estas conduzidos;<br />Fornecer ao público informações que permitam um critério de escolha de uma instituição de ensino superior, curso e/ou programa.</p>
<h3><strong>Benefícios da Acreditação</strong></h3>
<p><strong>Para as IES, no geral</strong></p>
<ul>
<li>Reconhecimento da fiabilidade dos cursos ou IES proporcionando bases para a facilitação da transferência de estudantes entre IES;</li>
<li>Promove internacionalizacao e consequentemente a reputação institucional a nivel nacional e internacional;</li>
<li>Definição de níveis de intervenção para uma constante melhoria da instituição e das actividades lectivas;</li>
<li>Identificação de não-conformidades e desenvolvimento de medidas correctivas, melhorando os procedimentos internos;</li>
<li>Melhora a credibilidade e imagem institucional da IES;</li>
<li>Estabelece prioridade nos programas, projetos e demais acções de promoção de garantia de qualidade;</li>
<li>Benefícios nas demais bonificações propostas pelo CNAQ e seus parceiros no contexto da avaliação institucional e de Cursos.</li>
</ul>
<p><strong>Para estudantes</strong></p>
<ul>
<li>Garantia das competências a adquirir no fim da formação através da verificação da articulação entre os conteúdos curriculares e objectivos definidos para cada unidade curricular;</li>
<li>Mobilidade académica a nível nacional e internacional;</li>
<li>Assegura a elegibilidade dos graduados para bolsas de estudos a nivel interno e externo;</li>
<li>Facilita a empregabilidade de graduados que frequentaram cursos ou IES acreditadas;</li>
<li>Facilita a inscrição nas ordens ou associações profissionais;</li>
<li>Assegura a participação na gestão da IES e do curso;</li>
<li>Existência na IES de políticas que respeitem a igualdade de oportunidades, equilíbrio de género.</li>
</ul>
<p><strong>Para para o corpo docente das IES</strong></p>
<ul>
<li>Adequação da qualificação do corpo docente as exigências do ensino superior;</li>
<li>Assegura a elegibilidade em processos de formacao e demais capacitações;</li>
<li>Asegura a selecção como peritos e avaliadores externos do CNAQ;</li>
<li>Benefício de bolsas de estudos.</li>
</ul>
<p><strong>Para o Corpo Técnico Administrativo (CTA)</strong></p>
<ul>
<li>Assegura a qualificacao do CTA conforme o Plano de Formacao da IES</li>
<li>Garante a especialização, em dos técnicos dos laboratórios;</li>
<li>Assegura a elegibilidade nos demais processos de formacao e capacitações;</li>
</ul>
<p><strong>Para os empregadores</strong></p>
<ul>
<li>Participação nos mecanismos de garantia de qualidade das IES;</li>
<li>Participação no desenvolvimento dos programas curriculares, qualificacoes em base as demandas do mercado de emprego;</li>
<li>Possibilidade de contar com os graduandos para estagios profissionalizantes;</li>
<li>Possibilidade de escolha e recrutamento de graduados de qualidade.</li>
</ul>
<p><strong>Para as ordens profissionais</strong></p>
<ul>
<li>Acompanhamento e participação na elaboração das qualificações do ensino superior;</li>
<li>Inscrição de graduados que se beneficiaram de formações de cursos acreditados;</li>
<li>Participação como peritos e especialistas em missões de verificação dos mecanismos de garantia de qualidade;</li>
<li>Participação no processo de desenho e propostas de introdução de cursos e programas da pós-graduação.</li>
</ul>
<p><strong>Para a Sociedade no Geral</strong></p>
<ul>
<li>A segurança de que todo o cidadão que aceda às instituições de ensino superior (IES), públicas ou privadas, tenha a garantia de uma formação de qualidade;</li>
<li>Reforço da qualidade do ensino superior em Moçambique para torná-la localmente relevante e globalmente competitiva;</li>
<li>Harmonização dos mecanismos de garantia da qualidade do ensino superior ao nível nacional e internacional;</li>
<li>Reconhecimento dos diplomas universitários, na restrição da integração académica e na mobilidade dos estudantes em todo o continente africano e no mundo;</li>
<li>Mobilidade estudantil e profissional.</li>
</ul>
<p> </p><p>É o culminar do processo de avaliação externa que consiste na certificação pelo órgào implementador e supervisor do SINAQES, da qualidade de uma instituição do ensino superior ou dos seus cursos e programas.</p>
<p><strong>Tem por objectivos:</strong></p>
<p>Oficializar e tornar público o estado da qualidade de uma instituição de ensino superior, curso e/ou programa tal como foi apurado por uma avaliaçào externa mandatada com esse fim;<br />Fornecer bases independentes e objectivas para o estabelecimento de uma sã concorrência entre instituições de ensino superior e entre cursos e/ou programas por estas conduzidos;<br />Contribuir para a identificação de uma base de critérios de apoio estatal ou privado às instituições de ensino superior, cursos e/ou programas por estas conduzidos;<br />Fornecer ao público informações que permitam um critério de escolha de uma instituição de ensino superior, curso e/ou programa.</p>
<h3><strong>Benefícios da Acreditação</strong></h3>
<p><strong>Para as IES, no geral</strong></p>
<ul>
<li>Reconhecimento da fiabilidade dos cursos ou IES proporcionando bases para a facilitação da transferência de estudantes entre IES;</li>
<li>Promove internacionalizacao e consequentemente a reputação institucional a nivel nacional e internacional;</li>
<li>Definição de níveis de intervenção para uma constante melhoria da instituição e das actividades lectivas;</li>
<li>Identificação de não-conformidades e desenvolvimento de medidas correctivas, melhorando os procedimentos internos;</li>
<li>Melhora a credibilidade e imagem institucional da IES;</li>
<li>Estabelece prioridade nos programas, projetos e demais acções de promoção de garantia de qualidade;</li>
<li>Benefícios nas demais bonificações propostas pelo CNAQ e seus parceiros no contexto da avaliação institucional e de Cursos.</li>
</ul>
<p><strong>Para estudantes</strong></p>
<ul>
<li>Garantia das competências a adquirir no fim da formação através da verificação da articulação entre os conteúdos curriculares e objectivos definidos para cada unidade curricular;</li>
<li>Mobilidade académica a nível nacional e internacional;</li>
<li>Assegura a elegibilidade dos graduados para bolsas de estudos a nivel interno e externo;</li>
<li>Facilita a empregabilidade de graduados que frequentaram cursos ou IES acreditadas;</li>
<li>Facilita a inscrição nas ordens ou associações profissionais;</li>
<li>Assegura a participação na gestão da IES e do curso;</li>
<li>Existência na IES de políticas que respeitem a igualdade de oportunidades, equilíbrio de género.</li>
</ul>
<p><strong>Para para o corpo docente das IES</strong></p>
<ul>
<li>Adequação da qualificação do corpo docente as exigências do ensino superior;</li>
<li>Assegura a elegibilidade em processos de formacao e demais capacitações;</li>
<li>Asegura a selecção como peritos e avaliadores externos do CNAQ;</li>
<li>Benefício de bolsas de estudos.</li>
</ul>
<p><strong>Para o Corpo Técnico Administrativo (CTA)</strong></p>
<ul>
<li>Assegura a qualificacao do CTA conforme o Plano de Formacao da IES</li>
<li>Garante a especialização, em dos técnicos dos laboratórios;</li>
<li>Assegura a elegibilidade nos demais processos de formacao e capacitações;</li>
</ul>
<p><strong>Para os empregadores</strong></p>
<ul>
<li>Participação nos mecanismos de garantia de qualidade das IES;</li>
<li>Participação no desenvolvimento dos programas curriculares, qualificacoes em base as demandas do mercado de emprego;</li>
<li>Possibilidade de contar com os graduandos para estagios profissionalizantes;</li>
<li>Possibilidade de escolha e recrutamento de graduados de qualidade.</li>
</ul>
<p><strong>Para as ordens profissionais</strong></p>
<ul>
<li>Acompanhamento e participação na elaboração das qualificações do ensino superior;</li>
<li>Inscrição de graduados que se beneficiaram de formações de cursos acreditados;</li>
<li>Participação como peritos e especialistas em missões de verificação dos mecanismos de garantia de qualidade;</li>
<li>Participação no processo de desenho e propostas de introdução de cursos e programas da pós-graduação.</li>
</ul>
<p><strong>Para a Sociedade no Geral</strong></p>
<ul>
<li>A segurança de que todo o cidadão que aceda às instituições de ensino superior (IES), públicas ou privadas, tenha a garantia de uma formação de qualidade;</li>
<li>Reforço da qualidade do ensino superior em Moçambique para torná-la localmente relevante e globalmente competitiva;</li>
<li>Harmonização dos mecanismos de garantia da qualidade do ensino superior ao nível nacional e internacional;</li>
<li>Reconhecimento dos diplomas universitários, na restrição da integração académica e na mobilidade dos estudantes em todo o continente africano e no mundo;</li>
<li>Mobilidade estudantil e profissional.</li>
</ul>
<p> </p>O SINAQES2019-09-09T13:08:35+00:002019-09-09T13:08:35+00:00http://cnaq.ac.mz/index.php/avaliacao/160-o-sinaqesSuper User<div id="mx-maincol" class="clearfix">
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<article>
<p class="font-sizer"><span style="font-size: 10pt;"><strong>Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior (SINAQES).</strong></span></p>
<p><span style="font-size: 10pt;">É um sistema que integra normas, mecanismos e procedimentos coerentes e articulados que visam concretizar os objectivos da qualidade no ensino superior e que são operados pelos actores que nele participam;</span></p>
<p><span style="font-size: 10pt;">Rege-se pelos seguintes princípios:</span></p>
<ul>
<li>Educação: o sistema procura estimular e ajudar a desenvolver, nas instituições de ensino superior, a cultura da qualidade, na medida em que, mais do que uma vocação punitiva, coerciva ou controladora, tem um carácter educativo;</li>
<li>Integração: o sistema é dotado de uma característica inclusiva, pois toma como ponto de partida os esforços e os mecanismos de garantia de qualidade desenvolvidos a partir das próprias instituições de ensino superior, integrando-as no SINAQES;</li>
<li>Globalidade: tendo em conta o carácter complexo, multifuncional e pluridimensional do subsistema de ensino superior, o sistema avalia todos os elementos, processos e intervenientes, mas sem perder de vista a perspectiva da totalidade;</li>
<li>Participação: a aceitação, a eficácia e a efectividade do sistema é garantida com a participação não só das instituições de ensino superior, mas também de outras forças dos meios social, politico e laboral;</li>
<li>Continuidade: a avaliação é tomada como um processo contínuo e não pontual em que o objectivo último não é avaliação e acreditação, em si, mas o recurso a estes dois mecanismos para garantir e elevar a qualidade nas instituições de ensino superior;</li>
<li>Isenção: o sistema respeita a identidade, os valores, as características e as diferenças de cada uma das instituições de ensino superior, sem, porém, deixar de promover o diálogo, a cooperação e a solidariedade interinstitucional;</li>
<li>Legitimidade: o sistema assegura a sua legitimidade técnico-científica e moral, através de processos transparentes, credíveis e rigorosos;</li>
<li>Adequação Interna: o sistema é adaptado ao contexto nacional tanto nos seus objectivos, como nas suas características e exequibilidade;</li>
<li>Adequação Externa: o sistema procura harmonizar-se com os padrões regionais e internacionais de qualidade;</li>
<li>Autoridade técnica: os procedimentos e normas técnicas emanadas do órgão implementador e supervisor do SINAQES, bem como as suas recomendações são observadas e consideradas pelas instituições do ensino superior.</li>
</ul>
<p>Clique <a href="http://cnaq.ac.mz/../cnaq/index.php/ct-menu-item-23/Sobre%20o%20SINAQES/Sobre%20o%20SINAQES.pdf/download">aqui</a> para saber mais sobre o SINAQES.</p>
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</article>
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<h3 class="header">Instrumentos de Trabalho</h3>
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<ul>
<li><a href="http://cnaq.ac.mz/../cnaq/index.php/ct-menu-item-23/manuais-guioes-e-regulamentos?download=117:guiao-de-auto-avaliacao-de-cursos-e-ou-programas-e-instituicoes" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Guiao de Auto- Avaliação</a></li>
<li><a href="http://cnaq.ac.mz/../cnaq/index.php/ct-menu-item-23/manuais-guioes-e-regulamentos?download=118:manual-avaliacao-externa-cursos-programas" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Manual de Avaliação Externa</a></li>
<li><a href="http://cnaq.bd.co.mz/Repositorio/1_Glossario.xps" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Glossário de termos e siglas</a></li>
<li><a href="http://cnaq.ac.mz/../cnaq/index.php/ct-menu-item-23/manuais-guioes-e-regulamentos?download=131:regulamento-de-acreditacao" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Regulamento de Acreditação e Deliberação</a></li>
<li><a href="http://cnaq.ac.mz/../cnaq/index.php/ct-menu-item-23/projectos?download=126:mapa-de-indicadores-avaliacao-institucional" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Mapa de padrões e criterios de verificação</a></li>
<li><a href="http://cnaq.ac.mz/documents/ASG_consultation_March17.pdf" target="_blank" rel="noopener noreferrer">ASG for Consultation</a></li>
</ul>
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<p class="font-sizer"><span style="font-size: 10pt;"><strong>Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior (SINAQES).</strong></span></p>
<p><span style="font-size: 10pt;">É um sistema que integra normas, mecanismos e procedimentos coerentes e articulados que visam concretizar os objectivos da qualidade no ensino superior e que são operados pelos actores que nele participam;</span></p>
<p><span style="font-size: 10pt;">Rege-se pelos seguintes princípios:</span></p>
<ul>
<li>Educação: o sistema procura estimular e ajudar a desenvolver, nas instituições de ensino superior, a cultura da qualidade, na medida em que, mais do que uma vocação punitiva, coerciva ou controladora, tem um carácter educativo;</li>
<li>Integração: o sistema é dotado de uma característica inclusiva, pois toma como ponto de partida os esforços e os mecanismos de garantia de qualidade desenvolvidos a partir das próprias instituições de ensino superior, integrando-as no SINAQES;</li>
<li>Globalidade: tendo em conta o carácter complexo, multifuncional e pluridimensional do subsistema de ensino superior, o sistema avalia todos os elementos, processos e intervenientes, mas sem perder de vista a perspectiva da totalidade;</li>
<li>Participação: a aceitação, a eficácia e a efectividade do sistema é garantida com a participação não só das instituições de ensino superior, mas também de outras forças dos meios social, politico e laboral;</li>
<li>Continuidade: a avaliação é tomada como um processo contínuo e não pontual em que o objectivo último não é avaliação e acreditação, em si, mas o recurso a estes dois mecanismos para garantir e elevar a qualidade nas instituições de ensino superior;</li>
<li>Isenção: o sistema respeita a identidade, os valores, as características e as diferenças de cada uma das instituições de ensino superior, sem, porém, deixar de promover o diálogo, a cooperação e a solidariedade interinstitucional;</li>
<li>Legitimidade: o sistema assegura a sua legitimidade técnico-científica e moral, através de processos transparentes, credíveis e rigorosos;</li>
<li>Adequação Interna: o sistema é adaptado ao contexto nacional tanto nos seus objectivos, como nas suas características e exequibilidade;</li>
<li>Adequação Externa: o sistema procura harmonizar-se com os padrões regionais e internacionais de qualidade;</li>
<li>Autoridade técnica: os procedimentos e normas técnicas emanadas do órgão implementador e supervisor do SINAQES, bem como as suas recomendações são observadas e consideradas pelas instituições do ensino superior.</li>
</ul>
<p>Clique <a href="http://cnaq.ac.mz/../cnaq/index.php/ct-menu-item-23/Sobre%20o%20SINAQES/Sobre%20o%20SINAQES.pdf/download">aqui</a> para saber mais sobre o SINAQES.</p>
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<h3 class="header">Instrumentos de Trabalho</h3>
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<li><a href="http://cnaq.ac.mz/../cnaq/index.php/ct-menu-item-23/manuais-guioes-e-regulamentos?download=117:guiao-de-auto-avaliacao-de-cursos-e-ou-programas-e-instituicoes" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Guiao de Auto- Avaliação</a></li>
<li><a href="http://cnaq.ac.mz/../cnaq/index.php/ct-menu-item-23/manuais-guioes-e-regulamentos?download=118:manual-avaliacao-externa-cursos-programas" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Manual de Avaliação Externa</a></li>
<li><a href="http://cnaq.bd.co.mz/Repositorio/1_Glossario.xps" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Glossário de termos e siglas</a></li>
<li><a href="http://cnaq.ac.mz/../cnaq/index.php/ct-menu-item-23/manuais-guioes-e-regulamentos?download=131:regulamento-de-acreditacao" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Regulamento de Acreditação e Deliberação</a></li>
<li><a href="http://cnaq.ac.mz/../cnaq/index.php/ct-menu-item-23/projectos?download=126:mapa-de-indicadores-avaliacao-institucional" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Mapa de padrões e criterios de verificação</a></li>
<li><a href="http://cnaq.ac.mz/documents/ASG_consultation_March17.pdf" target="_blank" rel="noopener noreferrer">ASG for Consultation</a></li>
</ul>
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</div>Avaliação Externa2019-09-09T12:35:44+00:002019-09-09T12:35:44+00:00http://cnaq.ac.mz/index.php/avaliacao/user-page-blog-3Super User<p>É um conjunto de normas, mecanismos e procedimentos que são operados por entidades externas às instituições do ensino superior para avaliarem o seu desempenho;</p>
<p><strong>Tem por objectivos:</strong></p>
<ul>
<li>Contribuir para a identificação de problemas concretos da instituição visada, em particular, e do ensino superior, em geral, em Moçambique, com vista a contribuir para a resolução dos mesmos e na melhoria da qualidade do ensino superior;</li>
<li>Avaliar a qualidade da instituição, dos cursos e/ou programas, tendo por referência a sua missão, os padrões preestabelecidos e os objectivos estratégicos do ensino superior em Moçambique;</li>
<li>Aferir a qualidade da auto-avaliação realizada pela instituição visada;</li>
<li>Fornecer os elementos para o processo de acreditação, pelo órgão implementador e supervisor do SINAQES, da instituição de ensino superior visada.</li>
</ul><p>É um conjunto de normas, mecanismos e procedimentos que são operados por entidades externas às instituições do ensino superior para avaliarem o seu desempenho;</p>
<p><strong>Tem por objectivos:</strong></p>
<ul>
<li>Contribuir para a identificação de problemas concretos da instituição visada, em particular, e do ensino superior, em geral, em Moçambique, com vista a contribuir para a resolução dos mesmos e na melhoria da qualidade do ensino superior;</li>
<li>Avaliar a qualidade da instituição, dos cursos e/ou programas, tendo por referência a sua missão, os padrões preestabelecidos e os objectivos estratégicos do ensino superior em Moçambique;</li>
<li>Aferir a qualidade da auto-avaliação realizada pela instituição visada;</li>
<li>Fornecer os elementos para o processo de acreditação, pelo órgão implementador e supervisor do SINAQES, da instituição de ensino superior visada.</li>
</ul>Auto-avaliação2019-09-09T12:26:48+00:002019-09-09T12:26:48+00:00http://cnaq.ac.mz/index.php/avaliacao/user-page-blog-2Super User<p><strong>Conceito</strong></p>
<p>A auto-avaliação ou avaliação interna é um processo de introspeção que envolve a análise, interpretação e síntese das dimensões que definem uma instituição de ensino e visa o aperfeiçoamento da qualidade de ensino, aprendizagem e da gestão institucional. De acordo com Eyng (2007:203) a auto-avaliação é “um elemento fundamental que incide no desenvolvimento, aperfeiçoamento, mudança e inovação da própria organização, contribuindo para a melhoria da qualidade do seu funcionamento, aperfeiçoamento curricular e no desenvolvimento profissional”, pois, garante a coerência entre o que a legislação do ensino superior preconiza, o que executa e os resultados que obtém, assumindo-se como um instrumento auxiliador da tomada de decisão.</p>
<p><strong>Objectivos da Auto-Avaliação</strong></p>
<p>A Auto Avaliação tem por objectivos:</p>
<ul>
<li>aferir a qualidade da instituição, cursos e programas tendo por referência a sua missão e os padrões de qualidade legalmente estabelecidos;</li>
<li>desenvolver uma cultura de qualidade e da sua auto-aferição no seio das IES;</li>
<li>contribuir para a identificação de problemas concretos da IES como primeiro passo para a resolução dos mesmos e para a melhoria da qualidade;</li>
<li>fornecer informação e dados necessários ao processo de avaliação externa; e</li>
<li>verificar as condições internas para a introdução de cursos ou programas, respeitando a missão e domínio da IES e as dimensões, padrões e indicadores de qualidade.</li>
</ul>
<p><strong>Princípios da Auto-avaliação</strong></p>
<p>Auto-avaliação como processo participativo, democrático, contínuo, inclusivo e obrigatório rege-se pelos seguintes princípios:</p>
<ul>
<li><strong>Participação:</strong> pressupõe o envolvimento de todos os intervenientes no funcionamento da IES, incluindo estudantes, corpo docente, tutores, investigadores e CTA;</li>
<li><strong>Transparência:</strong> segue normas, mecanismos e procedimentos previamente estabelecidos e divulgados, por forma a ser acompanhado por todos os intervenientes e actores interessados;</li>
<li><strong>Regularidade e incrementalidade:</strong> embora possa assumir o perfil de acção pontual,<br />a auto-avaliação tem um carácter periódico, sistemático e progressivo;</li>
<li><strong>Obrigatoriedade:</strong> como processo fundamental de garantia da qualidade do ensino superior e base do SINAQES, todas as IES devem realizar a auto-avaliação;</li>
<li><strong>Divulgação:</strong> os resultados da auto-avaliação devem ser do conhecimento de todos os actores da IES.</li>
</ul>
<p><strong>Processo de Auto Avaliação</strong></p>
<p>A auto-avaliação é o ponto de partida do sistema de avaliação e garantia da qualidade do ensino superior e revela-se um processo fundamental para que as IES assumam a cultura de qualidade em primeira instância. A auto-avaliação é um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre a sua própria realidade, procurando compreender os significados do conjunto das suas actividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. </p>
<p>Para coordenar a realização da(s) auto-avaliação(ões), cada IES deve constituir, a nível central, uma Unidade Interna de Garantia de Qualidade (UIGaQ). Este acto é seguido pelo estabelecimento de um quadro institucional próprio para o seu funcionamento, assim como pela elaboração de um manual de auto-avaliação com as dimensões constantes no SINAQES e padrões adequados.</p>
<p>A UIGaQ planifica e organiza as actividades, promove e mantém a cultura e o interesse pela avaliação e pela qualidade, sensibilizando e consciencializando a comunidade, fornecendo assessoria aos diferentes sectores da IES, promovendo a reflexão sobre o processo. De acordo com o decreto 91/2023, de 29 de Dezembro, igualmente constituem competência da UIGaQ preparar os instrumentos para avaliação da qualidade das actividades de ensino, investigação e extensão e apoiar os processos de avaliação externa.</p>
<p>Sintetizando, para promover a garantia de qualidade interna, cada IES deve:<br />• Implantar a UIGaQ formalmente nomeada pelo órgão máximo da IES.<br />• Instituir um sistema interno de garantia da qualidade com padrões adequados e adaptados.<br />• Estabelecer o quadro institucional próprio para o seu funcionamento;</p><p><strong>Conceito</strong></p>
<p>A auto-avaliação ou avaliação interna é um processo de introspeção que envolve a análise, interpretação e síntese das dimensões que definem uma instituição de ensino e visa o aperfeiçoamento da qualidade de ensino, aprendizagem e da gestão institucional. De acordo com Eyng (2007:203) a auto-avaliação é “um elemento fundamental que incide no desenvolvimento, aperfeiçoamento, mudança e inovação da própria organização, contribuindo para a melhoria da qualidade do seu funcionamento, aperfeiçoamento curricular e no desenvolvimento profissional”, pois, garante a coerência entre o que a legislação do ensino superior preconiza, o que executa e os resultados que obtém, assumindo-se como um instrumento auxiliador da tomada de decisão.</p>
<p><strong>Objectivos da Auto-Avaliação</strong></p>
<p>A Auto Avaliação tem por objectivos:</p>
<ul>
<li>aferir a qualidade da instituição, cursos e programas tendo por referência a sua missão e os padrões de qualidade legalmente estabelecidos;</li>
<li>desenvolver uma cultura de qualidade e da sua auto-aferição no seio das IES;</li>
<li>contribuir para a identificação de problemas concretos da IES como primeiro passo para a resolução dos mesmos e para a melhoria da qualidade;</li>
<li>fornecer informação e dados necessários ao processo de avaliação externa; e</li>
<li>verificar as condições internas para a introdução de cursos ou programas, respeitando a missão e domínio da IES e as dimensões, padrões e indicadores de qualidade.</li>
</ul>
<p><strong>Princípios da Auto-avaliação</strong></p>
<p>Auto-avaliação como processo participativo, democrático, contínuo, inclusivo e obrigatório rege-se pelos seguintes princípios:</p>
<ul>
<li><strong>Participação:</strong> pressupõe o envolvimento de todos os intervenientes no funcionamento da IES, incluindo estudantes, corpo docente, tutores, investigadores e CTA;</li>
<li><strong>Transparência:</strong> segue normas, mecanismos e procedimentos previamente estabelecidos e divulgados, por forma a ser acompanhado por todos os intervenientes e actores interessados;</li>
<li><strong>Regularidade e incrementalidade:</strong> embora possa assumir o perfil de acção pontual,<br />a auto-avaliação tem um carácter periódico, sistemático e progressivo;</li>
<li><strong>Obrigatoriedade:</strong> como processo fundamental de garantia da qualidade do ensino superior e base do SINAQES, todas as IES devem realizar a auto-avaliação;</li>
<li><strong>Divulgação:</strong> os resultados da auto-avaliação devem ser do conhecimento de todos os actores da IES.</li>
</ul>
<p><strong>Processo de Auto Avaliação</strong></p>
<p>A auto-avaliação é o ponto de partida do sistema de avaliação e garantia da qualidade do ensino superior e revela-se um processo fundamental para que as IES assumam a cultura de qualidade em primeira instância. A auto-avaliação é um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre a sua própria realidade, procurando compreender os significados do conjunto das suas actividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. </p>
<p>Para coordenar a realização da(s) auto-avaliação(ões), cada IES deve constituir, a nível central, uma Unidade Interna de Garantia de Qualidade (UIGaQ). Este acto é seguido pelo estabelecimento de um quadro institucional próprio para o seu funcionamento, assim como pela elaboração de um manual de auto-avaliação com as dimensões constantes no SINAQES e padrões adequados.</p>
<p>A UIGaQ planifica e organiza as actividades, promove e mantém a cultura e o interesse pela avaliação e pela qualidade, sensibilizando e consciencializando a comunidade, fornecendo assessoria aos diferentes sectores da IES, promovendo a reflexão sobre o processo. De acordo com o decreto 91/2023, de 29 de Dezembro, igualmente constituem competência da UIGaQ preparar os instrumentos para avaliação da qualidade das actividades de ensino, investigação e extensão e apoiar os processos de avaliação externa.</p>
<p>Sintetizando, para promover a garantia de qualidade interna, cada IES deve:<br />• Implantar a UIGaQ formalmente nomeada pelo órgão máximo da IES.<br />• Instituir um sistema interno de garantia da qualidade com padrões adequados e adaptados.<br />• Estabelecer o quadro institucional próprio para o seu funcionamento;</p>