CNAQ

A Presidente do Conselho Nacional de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior (CNAQ), Profª Doutora Maria Luísa Lopes Chicote Agibo, conferiu posse, na tarde do dia 18 de Junho de 2021, aos recém nomeados chefes de departamento do CNAQ numa cerimónia que teve lugar no Centro de Referências em Qualidade e Qualificações da zona sul.

No âmbito de uma restruturação interna visando elevar a dinâmica das actividades em curso na instituição, tomaram posse Moisés Jacinto Davane para o cargo de Chefe de Departamento de Avaliação Externa de Cursos e Programas, Jonas AntónioFrancisco para o cargo de Chefe de Departamento de Avaliação Institucional, Maria Helena Walterspara o cargo de Chefe de Departamento de Auto-Avaliação e Alício Fernando Ngomba para o cargo de Chefe de Departamento de Informação e Comunicação. Estiveram presentes no evento os membros do Conselho Directivo alargado, nomeadamente Directores-Excutivos, chefes de departamento e coordenadores de sectores, bem como os recém-empossados e os cessantes.

Depois da tomada de posse dos novos nomeados, no uso da palavra,a Presidente do CNAQ indicou que os quadros que acabava de conferir posse, tinham sido criteriosamente seleccionados para imprimir nova dinâmica que se pretende nas áreas a que estão destinados, sobretudo porque o CNAQ tem o imperativo de maximizar os resultados definidos pelo Plano Quinquenal 2019-2024, o Plano Económico e Social 2021, o Plano Estratégico do CNAQ 2016-2025 e outros instrumentos de planificação.

Seguidamente, lançou desafios individualizados para cada departamento dos recém-empossados, destacando-se:

  • Ao Departamento de Avaliação de Cursos que seja mais activo e líder,firme e rigoroso na análise dos documentos, focado nas metas, na qualidade e na sustentabilidade do ensino superior e dinâmico na revisão dos instrumentos de avaliação.
  • Ao Departamento de avaliação institucional que caminhe ao mesmo ritmo da avaliação de cursos e programas, sendo que maior interação e cooperação resultará em melhor desempenho, tendo em mente que sem IES de qualidade, não temos cursos e programas que promovam uma formação de qualidade.
  • Ao Departamento de informação e comunicação – deve fazer a divulgação da natureza, missão, visão realizações do CNAQ através das distintas formas e meios de comunicação; identificare implementar as melhores plataformas para a gestão moderna dos processos; melhorar a comunicação interna e externa, sobretudo com os órgãos de comunicação social.
  • Ao Departamento de Auto-Avaliação- deve melhorar a comunicação, monitoria e sobretudo a proatividade, de modo a potenciar os mecanismos e ferramentas de garantia de qualidade nas IES.

Dada a complexidade das tarefas por realizar, Agibo exortou os Directores Executivos a estarem abertos a constituírem equipas de trabalho pautados na confiança e que tenham como horizonte o bem da instituição.

Chamou particular atenção ao capital humano afecto aos sectores, tendo recomendado actuação com humildade, modéstia, respeito, valorização das ideias e contribuições dos mais humildes, incentivo àinovação e criatividade e promoção da coesão.


Aos quadros que cessaram funções, Maria Luísa Agibo mostrou o seu sincero apreço pela contribuição dada ao longo do tempo que estiveram em exercício e garantiu que seu apoio será indispensável, dada a herança cultural que deixam numa instituição que se prepara para celebrar 15 anos da sua criação.

Para terminar, agradeceu a disponibilidade dos empossados a quem endereçou votos de sucessos.

 

 

Na sequência da nomeação e tomada de posse da nova Presidente do CNAQ, Maria Luísa Chicote Agibo, realizou-se a cerimónia de entrega de pastas pela presidente cessante, Ana Maria Nhampule, testemunhada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por quadros seniores do MCTES e por membros do colectivo de direcção do CNAQ.

A cerimónia iniciou com uma breve elocução da Presidente cessante que agradeceu ao CNAQ em geral pelo apoio, colaboração e oportunidade de aprendizagem como gestora de topo. Seguidamente a Profª Maria Luísa Chicote Agibo, que se mostrou honrada por receber o testemunho, salientou o desejo de consolidar os ganhos alcançados pela equipa do CNAQ sob liderança de Nhampule. E manifestou a sua disponibilidade para continuar a confrontar os desafios emergentes do CNAQ como é a avaliação em contexto de pandemia, a reflexão em tornos dos indicadores e padrõesde qualidade do SINAQES e a perspectiva de trabalhar como equipa e em contacto com os parceiros da implementação do SINAQES, especialmente as instituições de ensino superior (IES).

Após o acto formal de entrega de pastas, o Ministrou dirigiu-se aos presentes realçando que o mesmo não devia representar roptura, mas continuidade que não colocará de lado a permanente renovação dos processos. Seguidamente sublinhou o desafio de o CNAQ se tornar uma referência nacional e internacional na promoção da qualidade, esta vista como modo de vida continuo nas IES. Para terminar, sublinhou a necessidade de eleição da criatividade, humildade e tolerância, assim como da promoção do trabalho colectivo, da tomada de decisão colegial e inclusiva, da partilha de ideias e da colaboração como base para que todos os funcionários sejam capazes de dizer o que a instituição faz e do sentimento de união que levará o CNAQ a celebrar os êxitos em conjunto.

 

Na sequência de sua nomeação, pelo Presidente da República, como Rice-Reitora da Universidade Joaquim Chissano, a Prof. Doutora Ana Nhampule despediu-se no passado dia 31 de Julho dos funcionários do CNAQ, onde vinha desempenhando as funções de Presidente desde 2014.

Tratou-se de uma cerimónia realizada num modelo que se chamaria de híbrido, com um grupo de funcionários a participar em presença no CeRQES e outros à distância, à partir do CNAQ, dada a necessidade de conformidade com as medidas para evitar a propagação do COVID-19. A cerimónia dividiu-se em três momentos. No primeiro momento, Ana Nhampule fez a apresentação de sua despedida em forma de balanço dos 6 anos que esteve na liderançada instituição. Nesta destacou os principais marcos, sucessos e desafios enfrentados. O segundo momento foi reservado aos funcionários do CNAQ para dirigirem uma palavra a presidente-cessante. Este foi um momento marcado pelo reconhecimento dos ensinamentos que Nhampule partilhou com os funcionários e carregado de muita emoção.


Oúltimo momento consistiu no corte de bolo, abertura da garrafa de champanhe e brinde. Aqui se destaca o facto de o brinde ter sido orientado à distância por um dos funcionários localizados no CNAQ, algo que emprestou diversão ao momento. Os funcionários do CNAQ desejaram as maiores felicidades e sucessos a Ana Nhampule na sua nova missão.  

Numa reunião do Colectivo de Direção do CNAQ dirigida por Sua Excelência o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Daniel Nivagara, realizou-se no dia 17 de Março corrente a apresentação da Profª Doutora Maria Luisa Chicote Agibo, a nova presidente do CNAQ.

O Prof. Doutor Nivagara começou por agradecer a Profª Doutora Ana Nhampule, presidente cessante, pelo empenho e profissionalismo demonstrados ao longo dos anos em que esteve à frente dos destinos do CNAQ. Seguidamente convidou a Profª Doutora Maria Luísa Chicote Agiboa apresentar-se. Esta mostrou-se honrada com o desafio e vincou a sua disponibilidade para aprender com todos e com cada um dos actuais integrantes do CNAQ, bem como a certeza de dar continuidade ao legado deixado por sua antecessora.

Na segunda e última parte do encontro, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior deixou algumas orientações e desafios ao CNAQ, tendo sublinhado o imperativo deste órgão afirmar-se como referência na promoção do SINAQES e QUANQES. Outros desafios lançados incidem sobretudo na necessidade de maior aproximação do CNAQ aos parceiros da implementação do SINAQESe QUANQES, especialmente as instituições de ensino superior (IES), que se devem apropriar mais do sistema e no incentivo à maior participação das IES nos processos de avaliação de cursos e/ou programas. Para terminar, desejou sucessos àProfª Doutora Maria Luísa Chicote Agibo na sua nova missão como presidente do CNAQ.

A Excelentíssima Senhora Secretária Permanente do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP),Nilsa Miquidade, visitou no passado dia 4 de Junhode 2020, o CNAQ com a finalidade de se familiarizar com o órgão e se inteirardas principais actividades realizadas por esta agência de qualidade.

A visita compreendeu dois momentos principais. No primeiro momento a Secretária Permanenteteve um breve encontro com os membros do Colectivo de Direcção do CNAQ, seguido de uma visita guiada às instalações desta instituição. No segundo momento, Miquidade teve um encontro Colectivo de Direcção do CNAQ alargado aos chefes de departamento, chefes de repartiçãoecoordenadores de secção. Este momento serviu para apresentação do CNAQ, das suas actividades, perspectivas e desafios. Na sequência,tomando a palavra,a Secretária Permanentemostrou-se positivamente impressionada com as actividades do CNAQ e interessada na questão da qualidade do ensino, em parte dadas as anteriores ligações com assuntos de qualidade.

Politicas e Estrategias