renditen von kryptowährung oliver welke spricht über kryptowährung und handeln kryptowährung steuer berechnen robert geissen macht werbung für kryptowährung krypto börsen aktien

CNAQ


 

Ministro da CTES testemunha entrega de pastas à Presidente do CNAQ

 

Na sequência da nomeação e tomada de posse da nova Presidente do CNAQ, Maria Luísa Chicote Agibo, realizou-se a cerimónia de entrega de pastas pela presidente cessante, Ana Maria Nhampule, testemunhada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por quadros seniores do MCTES e por membros do colectivo de direcção do CNAQ.

A cerimónia iniciou com uma breve elocução da Presidente cessante que agradeceu ao CNAQ em geral pelo apoio, colaboração e oportunidade de aprendizagem como gestora de topo. Seguidamente a Profª Maria Luísa Chicote Agibo, que se mostrou honrada por receber o testemunho, salientou o desejo de consolidar os ganhos alcançados pela equipa do CNAQ sob liderança de Nhampule. E manifestou a sua disponibilidade para continuar a confrontar os desafios emergentes do CNAQ como é a avaliação em contexto de pandemia, a reflexão em tornos dos indicadores e padrõesde qualidade do SINAQES e a perspectiva de trabalhar como equipa e em contacto com os parceiros da implementação do SINAQES, especialmente as instituições de ensino superior (IES).

Após o acto formal de entrega de pastas, o Ministrou dirigiu-se aos presentes realçando que o mesmo não devia representar roptura, mas continuidade que não colocará de lado a permanente renovação dos processos. Seguidamente sublinhou o desafio de o CNAQ se tornar uma referência nacional e internacional na promoção da qualidade, esta vista como modo de vida continuo nas IES. Para terminar, sublinhou a necessidade de eleição da criatividade, humildade e tolerância, assim como da promoção do trabalho colectivo, da tomada de decisão colegial e inclusiva, da partilha de ideias e da colaboração como base para que todos os funcionários sejam capazes de dizer o que a instituição faz e do sentimento de união que levará o CNAQ a celebrar os êxitos em conjunto.

CNAQ RECEBE NOVA PRESIDENTE

Numa reunião do Colectivo de Direção do CNAQ dirigida por Sua Excelência o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Daniel Nivagara, realizou-se no dia 17 de Março corrente a apresentação da Profª Doutora Maria Luisa Chicote Agibo, a nova presidente do CNAQ.

O Prof. Doutor Nivagara começou por agradecer a Profª Doutora Ana Nhampule, presidente cessante, pelo empenho e profissionalismo demonstrados ao longo dos anos em que esteve à frente dos destinos do CNAQ. Seguidamente convidou a Profª Doutora Maria Luísa Chicote Agiboa apresentar-se. Esta mostrou-se honrada com o desafio e vincou a sua disponibilidade para aprender com todos e com cada um dos actuais integrantes do CNAQ, bem como a certeza de dar continuidade ao legado deixado por sua antecessora.

Na segunda e última parte do encontro, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior deixou algumas orientações e desafios ao CNAQ, tendo sublinhado o imperativo deste órgão afirmar-se como referência na promoção do SINAQES e QUANQES. Outros desafios lançados incidem sobretudo na necessidade de maior aproximação do CNAQ aos parceiros da implementação do SINAQESe QUANQES, especialmente as instituições de ensino superior (IES), que se devem apropriar mais do sistema e no incentivo à maior participação das IES nos processos de avaliação de cursos e/ou programas. Para terminar, desejou sucessos àProfª Doutora Maria Luísa Chicote Agibo na sua nova missão como presidente do CNAQ.

Secretária Permanente do MCTESTP VISITA CNAQ

A Excelentíssima Senhora Secretária Permanente do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP),Nilsa Miquidade, visitou no passado dia 4 de Junhode 2020, o CNAQ com a finalidade de se familiarizar com o órgão e se inteirardas principais actividades realizadas por esta agência de qualidade.

A visita compreendeu dois momentos principais. No primeiro momento a Secretária Permanenteteve um breve encontro com os membros do Colectivo de Direcção do CNAQ, seguido de uma visita guiada às instalações desta instituição. No segundo momento, Miquidade teve um encontro Colectivo de Direcção do CNAQ alargado aos chefes de departamento, chefes de repartiçãoecoordenadores de secção. Este momento serviu para apresentação do CNAQ, das suas actividades, perspectivas e desafios. Na sequência,tomando a palavra,a Secretária Permanentemostrou-se positivamente impressionada com as actividades do CNAQ e interessada na questão da qualidade do ensino, em parte dadas as anteriores ligações com assuntos de qualidade.

Ana Nhampule despede-se do CNAQ

 

Na sequência de sua nomeação, pelo Presidente da República, como Rice-Reitora da Universidade Joaquim Chissano, a Prof. Doutora Ana Nhampule despediu-se no passado dia 31 de Julho dos funcionários do CNAQ, onde vinha desempenhando as funções de Presidente desde 2014.

Tratou-se de uma cerimónia realizada num modelo que se chamaria de híbrido, com um grupo de funcionários a participar em presença no CeRQES e outros à distância, à partir do CNAQ, dada a necessidade de conformidade com as medidas para evitar a propagação do COVID-19. A cerimónia dividiu-se em três momentos. No primeiro momento, Ana Nhampule fez a apresentação de sua despedida em forma de balanço dos 6 anos que esteve na liderançada instituição. Nesta destacou os principais marcos, sucessos e desafios enfrentados. O segundo momento foi reservado aos funcionários do CNAQ para dirigirem uma palavra a presidente-cessante. Este foi um momento marcado pelo reconhecimento dos ensinamentos que Nhampule partilhou com os funcionários e carregado de muita emoção.


Oúltimo momento consistiu no corte de bolo, abertura da garrafa de champanhe e brinde. Aqui se destaca o facto de o brinde ter sido orientado à distância por um dos funcionários localizados no CNAQ, algo que emprestou diversão ao momento. Os funcionários do CNAQ desejaram as maiores felicidades e sucessos a Ana Nhampule na sua nova missão.  

Ministro da CTESTP visita CNAQ

O Ministro da Ciências e Tecnologias, Ensino Superior e técnico Profissional, Prof. Doutor Gabriel Ismael Salimo realizou, no dia 14 de Fevereiro corrente, uma visita ao CNAQ. Esta tinha como objectivo a sua familiarização com a instituição, suas actividades, desafios e perspectivas.

No decurso da visita, o ministro manteve um encontro com o colectivo directivo do CNAQ, com vista a conhecer a visão e missão do CNAQ e encorajar a massificação da garantia de qualidade, Auto-Avaliação, Avaliação Externa, e Acreditação junto as IES. Seguidamente procedeu à visita às instalações do CNAQ. Por fim assistiu à uma apresentação sobre as funcionalidades da plataforma Si-CNAQ.

Nesta visita, o Prof. Doutor Gabriel Ismael Salimo fez-se acompanhar por Sua Excelência Vice-Ministra, Profª Doutora Leda Hugo e seus assessores para as diversas áreas

Politicas e Estrategias