CNAQ

NOTÍCIAS

Novos chefes de departamento tomam posse no CNAQ

A Presidente do Conselho Nacional de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior (CNAQ), Profª Doutora Maria Luísa Lopes Chicote Agibo, conferiu posse, na tarde do dia 18 de Junho de 2021, aos recém nomeados chefes de departamento do CNAQ numa cerimónia que teve lugar no Centro de Referências em Qualidade e Qualificações da zona sul.

No âmbito de uma restruturação interna visando elevar a dinâmica das actividades em curso na instituição, tomaram posse Moisés Jacinto Davane para o cargo de Chefe de Departamento de Avaliação Externa de Cursos e Programas, Jonas AntónioFrancisco para o cargo de Chefe de Departamento de Avaliação Institucional, Maria Helena Walterspara o cargo de Chefe de Departamento de Auto-Avaliação e Alício Fernando Ngomba para o cargo de Chefe de Departamento de Informação e Comunicação. Estiveram presentes no evento os membros do Conselho Directivo alargado, nomeadamente Directores-Excutivos, chefes de departamento e coordenadores de sectores, bem como os recém-empossados e os cessantes.

Depois da tomada de posse dos novos nomeados, no uso da palavra,a Presidente do CNAQ indicou que os quadros que acabava de conferir posse, tinham sido criteriosamente seleccionados para imprimir nova dinâmica que se pretende nas áreas a que estão destinados, sobretudo porque o CNAQ tem o imperativo de maximizar os resultados definidos pelo Plano Quinquenal 2019-2024, o Plano Económico e Social 2021, o Plano Estratégico do CNAQ 2016-2025 e outros instrumentos de planificação.

Seguidamente, lançou desafios individualizados para cada departamento dos recém-empossados, destacando-se:

  • Ao Departamento de Avaliação de Cursos que seja mais activo e líder,firme e rigoroso na análise dos documentos, focado nas metas, na qualidade e na sustentabilidade do ensino superior e dinâmico na revisão dos instrumentos de avaliação.
  • Ao Departamento de avaliação institucional que caminhe ao mesmo ritmo da avaliação de cursos e programas, sendo que maior interação e cooperação resultará em melhor desempenho, tendo em mente que sem IES de qualidade, não temos cursos e programas que promovam uma formação de qualidade.
  • Ao Departamento de informação e comunicação – deve fazer a divulgação da natureza, missão, visão realizações do CNAQ através das distintas formas e meios de comunicação; identificare implementar as melhores plataformas para a gestão moderna dos processos; melhorar a comunicação interna e externa, sobretudo com os órgãos de comunicação social.
  • Ao Departamento de Auto-Avaliação- deve melhorar a comunicação, monitoria e sobretudo a proatividade, de modo a potenciar os mecanismos e ferramentas de garantia de qualidade nas IES.

Dada a complexidade das tarefas por realizar, Agibo exortou os Directores Executivos a estarem abertos a constituírem equipas de trabalho pautados na confiança e que tenham como horizonte o bem da instituição.

Chamou particular atenção ao capital humano afecto aos sectores, tendo recomendado actuação com humildade, modéstia, respeito, valorização das ideias e contribuições dos mais humildes, incentivo àinovação e criatividade e promoção da coesão.


Aos quadros que cessaram funções, Maria Luísa Agibo mostrou o seu sincero apreço pela contribuição dada ao longo do tempo que estiveram em exercício e garantiu que seu apoio será indispensável, dada a herança cultural que deixam numa instituição que se prepara para celebrar 15 anos da sua criação.

Para terminar, agradeceu a disponibilidade dos empossados a quem endereçou votos de sucessos.

 

Politicas e Estrategias